domingo, 10 de julho de 2011

Aceitar e ir além...




Quanto mais resistimos às coisas mais elas resistem nas nossas vidas e reclamar só gasta a energia que poderíamos usar para liberar o que nos prende em ciclos de repetições que parecem não ter fim...

Muitas vezes, por não aceitar a perfeição do universo que sempre nos coloca no lugar certo onde vamos ter o aprendizado que precisamos, nos revoltamos e achamos que somos vítimas indefesas das situações...

Resistimos aos acontecimentos, à nossa situação que parece problemática, seja em que área for, e nesses pontos onde temos dificuldade, acreditamos que não podemos fazer nada para transformar e reclamamos. Queixamos aqui e ali, e nos colocamos como coitadinhos, resistindo a tudo que não preenche o que idealizamos...

Não aceitamos as coisas porque temos expectativas sobre como elas deveriam ser expectativas que nos impedem de fluir com o que realmente é o adequado ao nosso crescimento... Julgamos as pessoas e situações por um padrão que acreditamos ser o mais adequado e tudo que foge disso acreditamos que não está certo.

Quase nunca nos lembramos que somos colocados nas situações para aprendermos com elas e que os problemas trazem oportunidades de liberação de coisas que nos prendem e limitam...

Aceitação é uma palavra mágica que possibilita a liberação e enquanto não aceitamos a nossa situação no presente, não podemos mudar nada... Aceitar não é conformar, mas perceber que a nossa realidade é com tem que ser e a partir daí a mudança é possível...

Deepak Chopra nos aconselha a praticar a aceitação, dizendo: "hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, todos os fatos como eles se manifestarem". Saber que o momento é como deve ser. Dizer a si mesmo: "minha aceitação será total e completa; verei as coisas como elas são e não como eu gostaria que fossem"...

Já vivi situações onde pude perceber claramente que quando aceitei a situação sem nenhuma resistência ela mudou como por mágica, às vezes tão rapidamente que parecia um milagre... por um momento de profunda aceitação da realidade.. ela pode se transformar e nos surpreender...

Muitas vezes nem percebemos que estamos resistindo às coisas,porque é tão natural reclamar do que não está bom, que nem notamos que com isso estamos indo contra o fluxo do universo. Quando você resiste seria como se tentasse segurar com um esforço enorme o movimento natural da vida e, nem nos damos conta que o que nos parece ser ruim ou negativo, pode ser justamente o que estamos precisando para a nossa evolução.

Seja em que área for que se manifeste o problema... aí tem também um potencial enorme de aprendizado e, muitas vezes, é justamente nesse ponto, que está nossa maior força...

Aceitar o que foge ao nosso controle e às nossas expectativas abre as portas para encararmos o novo para encontrarmos as oportunidades que se encontram escondidas nas aparentes limitações. Aceitar é uma forma de ir além do que é conhecido e de confiar que o presente sempre é perfeito, mesmo que em princípio não pareça.


Rubia A. Dantés

sábado, 9 de julho de 2011

Ser forte

Ser forte, não é colecionar vitórias, mas não se sentir fracassado, ante o que pareça derrota.

A força verdadeira não se dimensiona pelo impacto demolidor dos punhos, mas pela ternura construtora das mãos que acariciam e dos dedos que confortam.

Ser forte, não é ter a arrogância de não chorar, mas ter a coragem de parar o próprio pranto a fim de consolar as lágrimas de quem mais está sofrendo.

Ser forte, não é caminhar impávido com a coroa de louros à fronte, mas é cair coroado de espinhos e fazer tudo para levantar-se e para ajudar a que o irmão se levante.

Ser forte, não é não perceber a escuridão que ficou atrás da última lâmpada que se apagou quando se teve de sair do sonho, mas é a bravura de acender nova chama,de ligar de novo a luz, de abrir a janela da alma para sentir outra vez a claridade da manhã.

Ser forte, não é ser insensível, mas sentir, compreender aquilo que não tem palavras para completamente traduzir e interpretar.

Muitas vezes se exige mais força para proteger a pétala do que para derrubar a árvore imensa.

Bendita seja a força do ombro amigo que ampara a cabeça cansada, dos braços que se enlaçam para enfrentar a fúria dos acontecimentos e o uivar do furacão, do coração que reanima no momento difícil, do pensamento que não se entrega, da alma que não para de lutar.

Ser forte é oferecer a própria fraqueza para somar-se a fraqueza de quem se feriu e, juntas,as duas debilidades se farão uma verdadeira e brava força que nada e ninguém conseguirá dobrar.

Ser forte, é mesmo quando com medo, procurar transmitir coragem; é,mesmo na dúvida, transmitir a verdadeira fé; é fechar a porta ao pesadelo e abrir o ser por inteiro ao sonho maior que se chama esperança.

Ser forte, é às vezes, sair catando os pedaços do corpo pisado e da alma marcada, e juntá-los todos, com bravura e carinho, para ficar de novo de pé, com o rosto molhado pela chuva que cai e beijado pelo vento suave que passa.

Ser forte

é ser gente

e ser gente

é ser forte… 
Rhámar I'Húmistan

Gratidão



 
 
 
Agradeço pela vida, apesar da morte, que hoje sei é apenas uma transformação.

Agradeço pela alegria, apesar da tristeza, que tanto me fez chorar... e também pensar.

Agradeço pelo riso, apesar das lágrimas, mas sei que vieram para lavar minha alma.

Agradeço pela realidade, apesar das ilusões, que hoje sei só me mantinham presa na dor.

Agradeço pelas mentiras, que hoje sei me levaram a encontrar a verdade.

Agradeço por tantas conquistas, apesar dos erros, que agora sei foram para me fazer valorizar mais o caminho.

Agradeço pela harmonia, apesar das brigas, que me trouxeram sofrimento, mas também crescimento.

Agradeço pela saúde, apesar de tantas doenças que poderiam ter me acometido.

Agradeço pelo respeito que aprendi a ter pelas outras pessoas e por seus mais sagrados sentimentos, apesar de muitas vezes não ter sido respeitada.

Agradeço por ter perdoado a todos que me machucaram, e peço perdão a quem eu possa ter machucado.

Agradeço por tantos caminhos que percorri, me machuquei, mas consegui sair, com ajuda de algumas poucas pessoas, que agradeço eternamente, e exatamente por isso hoje estou no caminho da luz!

Agradeço pelos meus pais que me trouxeram à vida. E a Deus por ter me mantido no caminho do bem.

Agradeço pelos meus amados avôs, verdadeiramente meus pais, que apesar de não estarem mais presentes fisicamente, me deixaram a melhor herança: amor!
 
Agradeço também às pessoas que tanto me machucaram, pois elas me tornaram muito mais forte e me fizeram buscar outros caminhos.

Agradeço a tantas pessoas que esperei amor e carinho, e não recebi, mas aprendi que não se pode dar aquilo que não se tem. Mas também agradeço por cada pessoa que passou na minha vida, e outras que ainda estão presentes, e me doaram amor.

Como foi difícil aprender tudo isso!

Agora me encontro livre! Livre das ilusões, dores, lágrimas, mentiras, tristeza, erros, culpas, hoje enfim estou liberta!

E por tudo hoje eu só agradeço, por ter me tornado quem eu sou.

Eu, assim como você, somos seres de luz, que queremos nos tornar pessoas melhores, para quando formos embora, que consigamos ir apenas em paz!

E por tudo isso hoje eu agradeço, e espero me tornar cada vez mais quem eu simplesmente sou: um ser de luz!

Essa é a minha carta de agradecimento ao pouco que tenho aprendido. Agora o que você acha de escrever a sua?



Rosemeire Zago 


Ser feliz ou ter razão, você escolhe!

 




No mundo de hoje, as pessoas acabam por deixar a felicidade de lado, para escolherem estarem certas. Isso é fato. Mas por que será que isso acontece?

Não é tão difícil entender a mente humana, é algo de senso comum.

Nossa personalidade tem algumas características em alta, vou citar duas: orgulho e egoísmo. Isso mesmo, dois componentes essenciais para a sua infelicidade. O mais interessante é que as pessoas ainda continuam perguntando:

- Por que não sou feliz?

E a resposta está tão perto, mas elas não enxergam, ou não querem enxergar. Nos relacionamentos afetivos não deve haver espaço para orgulho e egoísmo, pois se for assim, você estará num emaranhado de dor. Ser feliz significa que você deve seguir um caminho mais flexível, pensar a dois. Mas você pode ter razão, e seguir firme e dura em seu propósito com o coração amargurado é claro.

Agora pare tudo e veja.

Hoje você tem uma escolha maravilhosa a fazer: ser feliz ou continuar sendo cabeça dura e achar que a razão é que fala mais alto. Em geral, os homens são mais cabeça dura e mantém essa postura de estarem certos, de ter a razão até o fim, isso vão colocá-los em uma situação de puro sofrimento, pode ter certeza. Mas existem também muitas mulheres que preferem se abdicar da felicidade para terem razão.

Mas o que fazer então?

Às vezes é preciso realizar uma ou outra renúncia em nome do amor e da felicidade. O mais interessante é que você somente aprende isso depois de alguns tombos e atropelos, embora tenha gente que nem assim aprenda. O universo pode lhe dar essa lição de duas formas: pelo amor ou pela dor. Você é que fará a sua escolha.

Se for pelo amor, será bem simples, apenas abra seus olhos, respire fundo, renuncie algumas vezes em nome da harmonia, peça desculpas, e siga em frente, eu te digo: vale a pena.

Se for pela dor, parabéns, você estará imersa na mais profunda angustia, você só tem a perder, e o que perderá é justamente a felicidade, depois não reclame.

Por isso, eu lhe digo, hoje é seu dia, não deixe passar!

Se você brigou com alguém e ainda tem a teimosia dentro de você, criando círculos em sua mente e feridas em seu coração, abandone isso. Chegue mais perto, com aquele jeito especial, diga: me desculpe, ou, eu te amo. Eu tenho certeza, de uma coisa: ter razão é a última coisa que você precisa, quando a felicidade pode estar em suas mãos.


Paulo Valzacchi 

domingo, 3 de julho de 2011

E então me invocareis, e ireis, e passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.

 
 
 
 
"E então me invocareis, e ireis, e passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte." (Jr. 29: 12-14)

Nossa Consciência está plenamente desperta e já somos filhos de Deus




"Não há sequer uma única nova verdade a ser revelada, nem mesmo uma nova consciência a ser desenvolvida. Nossa Consciência está plenamente desperta e já somos filhos de Deus, criados a Sua imagem e semelhança. O que nos falta é tão somente percebermos esta realidade nos desfazendo dos nossos condicionamentos."

Torne-se seu próprio guia interior


Não pense com a cabeça. Realmente, não pense de maneira alguma. Apenas mova-se. Tente isso em algumas situações.


Será difícil, porque o velho hábito será de começar a pensar. Você terá que estar alerta : não pensar, mas sentir interiormente o que está vindo à mente.

Você pode ficar confuso muitas vezes porque você não será capaz de saber se isso está vindo do guia interno ou da superfície da mente. Mas logo você conhecerá o sentimento, a diferença.

Quando alguma coisa vem do âmago, parte do seu umbigo para cima. Você pode sentir o fluxo, o calor, vindo do umbigo para cima. Sempre quando sua mente pensa, isso é só na superfície, na cabeça, e então vai para baixo.

Se sua mente decidiu algo, então você precisa forçá-lo para baixo. Se seu guia interior decide, desse modo alguma coisa borbulha em você. Isso procede do núcleo mais profundo de seu ser em direção a mente. A mente o recebe, mas isso não é da mente. Isso vem do além – e é por isso que a mente fica assustada com isso. Isso é confiável porque vem de trás – sem qualquer razão, sem nenhuma prova. Isso simplesmente borbulha.

Sempre quando você fica perplexo numa situação e você não pode ver como sair disso, não pense; apenas fique num profundo não-pensar e permita seu guia interior lhe guiar. No princípio você se sentirá receoso, inseguro, mas logo, quando você chega cada vez a conclusão certa, quando você chega cada vez a porta certa, você irá reunir coragem e se tornará confiante.

Se essa confiança acontecer, chamo isso de fé. Essa é realmente a fé religiosa – a confiança no guia interior. Racionalizar faz parte do ego. É você acreditando em si mesmo. No momento que você for fundo dentro de si mesmo, você chegou na própria alma do universo.

Seu guia interior é parte da direção divina. Quando você a segue, você segue o divino ; quando você segue a si mesmo, você está complicando as coisas, e você não sabe o que está fazendo. Você pode pensar que você é muito sábio. Você não é.

A sabedoria procede do coração, não do intelecto. Sabedoria procede do seu ser mais profundo, isso não é da cabeça. Corte sua cabeça, fique sem cabeça – e siga o ser, o que quer que, para onde quer que isso lhe conduza. Mesmo que isso lhe leve para o perigo, vá para o perigo, porque esse será o caminho para você e seu crescimento. Através desse perigo você irá crescer e tornar-se maduro.

Osho, em "The Book of Secrets"
Imagem por ruurmo
 
FONTE:

O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio.

O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio.
Jean-Paul Sartre

O valor do homem

O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego.
Albert Einstein
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...